Cosems/ES realiza assembleia de março com gestores e técnicos municipais  

11 de março de 2022

WhatsApp Image 2022-03-11 at 11.10.22

Gestores e técnicos municipais e estaduais de Saúde participaram, nesta quinta-feira (10), da assembleia do mês de março do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES). O evento, realizado no auditório da ETSUS, em Vitória, debateu pautas importantes para a gestão do SUS.

“É sempre muito importante a participação dos gestores nas nossas assembleias, pois juntos, unimos forças e debatemos soluções para os desafios na gestão do SUS”, disse a presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa.

A assembleia começou com os informes do Cosems/ES. Entre as pautas, estiveram a Regulação Formativa, a Regulação de Leitos, a Regulação do Samu e o Protocolo de Atendimento.

O dr. Francisco da Silva, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), explicou ainda sobre o Curso de Especialização em Planejamento, Gestão e Governança de Redes de Atenção e Vigilância em Saúde, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Ele falou ainda sobre o Pacto Interfederativo de Indicadores Estratégicos Bipartite, explicando os pontos que serão avaliados nos indicadores.

O secretário de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles, falou sobre o Compartilhamento do Processo de Estadualização do HGL (Fase 2019 a 2022) e respectivos efeitos. 

A pauta contou também com a explicação sobre a mostra “Brasil, aqui tem SUS” e a inscrição das amostras exitosas capixabas e sobre os congressos de saúde: o VI Congresso Estadual de Saúde, que será realizado em abril, e o Nacional, realizado em julho.