Debates sobre o SUS marcam assembleia de dezembro no Cosems/ES

8 de dezembro de 2022

Assembleia Dezembro - ConecteSUS

Assembleia dezembro de 2022 – COSEMS/ES

Para debater pautas importantes para o SUS nos municípios capixabas, o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta-feira (08), a assembleia geral do mês de dezembro. A reunião contou com a participação de gestores e técnicos municipais e estaduais de Saúde, apoiadores, assessores e participantes das Câmaras Técnicas do Cosems/ES. Em virtude das fortes chuvas que estão caindo no Estado, a assembleia foi realizada de forma virtual.

A pauta do dia começou com a apresentação do Cenário dos Instrumentos de Gestão por Região de Saúde, feitas pelas apoiadoras Jovelina Aguiar, Lucileia Eler e Rosânea Loriato. Também foi debatido o prazo de entrega dos Instrumentos de Gestão e o IdeiaSUS. O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, participou da reunião falando sobre o cenário e perspectivas do SUS capixaba.

Em seguida, a presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, leu uma carta com as deliberações postas pelo Colegiado. “Os Secretários Municipais de Saúde reafirmam a defesa do SUS constitucional, reiterando o compromisso e esforço para dissipar os problemas existentes, propiciando avanços para o SUS nas regiões de saúde de todo o estado do Espírito Santo”, destacou Cátia.

Por fim, o assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Mendes, apresentou sobre a Oficina Conecte SUS Profissional, da qual participou no mês passado, em Brasília. O objetivo foi mapear desafios e construir soluções para a efetivação da continuidade do cuidado do cidadão, no contexto do ConecteSUS Profissional. O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde, e conta com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Materiais Apresentados na Assembleia:

Panorâma Instrumentos de Gestão Região Metropolitana
Panorâma Instrumentos de Gestão Região Norte
Panorâma Instrumentos de Gestão Região Sul
Instrumentos de Gestão – Prazos e data limites

Apresentação ComPAPS – IdeiaSUS

CARTA COSEMS ES

RNDS e ConecteSUS – Cidadão Profissional e Gestor

 

 

Confira algumas imagens da reunião