Gestores e técnicos de Saúde debatem melhorias para o SUS em assembleia do Cosems/ES

31 de agosto de 2022

WhatsApp Image 2022-08-31 at 16.27.44 (1)

Assembleia Geral Ordinária

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais de saúde, nesta quarta-feira (31), para realizar a assembleia geral. O encontro, realizado no auditório da ETSUS, em Vitória, trouxe importantes pautas relacionadas à gestão e a melhorias do SUS nos municípios capixabas.

A reunião foi aberta pela presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, que saudou os presentes e apresentou os novos gestores. Em seguida, a apoiadora da Região Sul, Jovelina Aguiar, falou sobre o Curso Saúde com Agente, esclarecendo dúvidas dos gestores sobre a formação. Clique e confira a apresentação – Saúde com Agente

Também foi apresentado sobre a Escuta AB, assistência financeira complementar (AFC) para Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Clique e confira a apresentação – Escuta AB COSEMS-ES

Foi demonstrado ainda o resultado da fase de avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS). A avaliação é referente aos indicadores de 2021 e está disponível em: Confira aqui o resultado dos municípios capixabas.

A presidente do Cosems/ES, Cátia Lisboa, reforçou a importância de estimular a vacinação, realizando campanhas de multivacinação nos municípios, em especial da vacina contra a poliomielite (O monitoramento de vacinação no Estado pode ser acompanhados no portal Vacina e Confia). Já o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre as regiões de saúde e organização do acesso. Estiveram na pauta ainda o sistema Acessa e Confia e o piso da enfermagem.

Apresentações da Secretaria Estadual

Regiões de Saúde e Organização do Acesso – Nova contratualização e regulação formativa (Nésio Fernandes)

Acessa e Confia SESA-ES

 

Galeria de fotos da Assembleia