Gestores Municipais de Saúde se reúnem para assembleia de agosto do COSEMS/ES

5 de agosto de 2022

Gestores na assembleia geral de agosto 2022

Assembleia Geral Ordinária de Agosto

O Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) realizou, nesta quinta-feira (04), a assembleia geral do mês de agosto. Gestores e técnicos municipais se reuniram no auditório da ETSUS, em Vitória/ES, para debater pautas importantes para o fortalecimento do SUS.

Na pauta, esteve a apresentação de orientações sobre o Programa Saúde com Agente e sobre o novo piso salarial de ACE e ACS, feitas pela equipe técnica do COSEMS/ES.

Sobre o Programa Saúde com Agente

Em continuidade às ações relacionadas ao Programa Saúde com Agente, o Ministério da Saúde solicita aos gestores municipais de saúde que entrem no Sistema e-Gestor Atenção Básica, até o dia 15 de agosto, para providências acerca de três questões:

📌 Tomar ciência da lista de Agentes de Saúde por Município;
📌 Declarar ciência de que as UBS, as UVE e/ou os equipamentos sociais, poderão ser utilizadas como espaços pedagógicos; e
📌 Tomar ciência da lista de Preceptores por Município, bem como realizar indicações complementar, caso seja necessário, em decorrência da necessidade apontada na lista.

🌐 Confira o passo a passo de como realizar as providências solicitadas.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA/ES), trouxe as pautas do Planejamento Regional Integrado (PRI), o Pacto Bipartite 2022 e o Curso de Especialização Lato Sensu em Planejamento, Gestão e Formação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde.

Na ocasião, foram apresentadas ainda as duas novas gestoras da Saúde dos municípios de Ecoporanga e Marataízes, Renata Andrade e Bianca Machado Bahiense, respectivamente.

 

Confira os materiais apresentados na assembleia

Apresentação PRI-ES-COSEMES – 04-08-2022

Apresentação MS – Programa saúde com agente

Estatísticas Participação Oficina Pacto Bipartite

Resolução CIB 57 de 2022

 

Imagens da Assembleia